segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

ARTE NO ESCURO


Arte no Escuro


Góticos marcaram os rumos da quarta geração do rock brasiliense. O sucesso de Legião Urbana, Plebe Rude e Capital Inicial no cenário do rock brasileiro, em meados dos anos 80, levou o rock candango a exportar bandas de maneira rápida. Um dos grupos que se celebrizou nesse período foi o Arte no Escuro.
Herdeiro da tradição gótica de bandas inglesas como Bauhaus e The Cure, o grupo formado em abril de 1985 por Luiz Antônio Alves, o Lui, (vocal) Pedro Hyena (baixo - ex-Sociais), Adriano Lívio (guitarra) e Paulo Coelho (bateria), agradava pelo sua estética e clima sombrio das canções. O vocalista foi substituído por Marielle Loyola (vocais – ex-Escola de Escândalos e, depois, Volkana), em fevereiro de 1986, quando mudou-se para o Rio.
O som cheio de climas, vocais sussurrados, baixos melódicos e guitarras intimistas levou a banda rapidamente a despertar interesse das gravadoras, ávidas por encontrar novas Legiões Urbanas. As letras também carregavam em sutilezas, repleta de metáforas e fugindo do lugar-comum dos rocks de protesto. "Nada é verdade absoluta, cada pessoa entende uma coisa", declarou Pedro Hyena, autor da maioria das letras.
O som chegou a ser rotulado de dark, um neologismo bobo em voga nas grandes cidades, naquela época. "Isso é só modismo", atacou. A banda gravou um disco pela EMI em 1987, lançado no ano seguinte, cujo maior sucesso foi Beije-me Cowboy e As Rosas, com produção de Gutje Woortmann, da Plebe Rude.
Dois anos depois, a banda se dissolveria, com Marielle integrando no início dos anos 90 a banda de trash metal Volkana, formada só por mulheres, ao lado de Mila (ex-Detrito Federal). Radicada atualmente em Curitiba, Marielle está cantando na banda Cores D Flores.

3 comentários:

  1. Bacana... vou mostrar o blog para a Marielle... depois procura a página sobre o Fejão (Luiz Eduardo Ferreira) no facebook, preciso de colaboradores, tenho pouco material sobre ele.

    ResponderExcluir
  2. Conheci a banda no meio do ano passado e já virei fã,que bom que eles voltaram.

    ResponderExcluir
  3. Vim aqui por um story da cibys do canal fases da bruxa, sem ela não teria conhecido essa banda maravilhosa

    ResponderExcluir