segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

DETRITO FEDERAL


Surgido em 1984, o Detrito Federal fazia, no início da carreira, o chamado punk clássico, na linha dos Sex Pistols, com guitarras cruas e bateria em quatro por quatro. A primeira formação da banda incluía Alexandre “Podrão” Veiga (vocal) ex-Anti-Tédio e ex-Subdivisão; João Bosco (guitarra) ex-Apocalixo; Mila Menezes (baixo) depois Volkana; e Paulo César Cascão (bateria) ex-Ratos de Brasília e ex-Arroto Provisório. Nesta fase inicial, as características principais do grupo eram a voz vomitada de Podrão aliado e as guitarras sujas.
O grupo participou do primeiro disco independente feito em Brasília na década de 80: a coletânea Rumores, lançada pelo Sebo do Disco, ao lado dos grupos Escola de Escândalos, Finis Africae e Elite Sofisticada. Dois punk-rocks estão registrados no disco: Desempregado e Fim de Semana. O disco, lançado em 1985, foi bem recebido por parte do público.
Ainda em 1985, Mila deixa a banda junto com Bosco, sendo substituídos por Will Pontes e Paulinho. O grupo consegue maior projeção nacional quando a Rede Globo os convida a participar do extinto programa Mixto Quente, em janeiro de 1986, transmitido nos finais de semana para todo o país direto das praias cariocas.
No início de 1986, um racha na banda leva Podrão a se desligar do grupo, passando a se dedicar ao seu novo grupo BsB-H, deixando a liderança para Cascão. O ex-vocalista acusa os antigos companheiros de se venderem para o sistema e trair a ideologia punk. Decidido a refazer o grupo, o baterista decide assumir os vocais e convoca Luciano Dobal para pegar nas baquetas. Paulinho também deixa a banda, assumindo o baixo Milton Medeiros.
Nessa época, o Detrito abre mão das posturas mais radicais e deixa de lado a atitude e o visual punks. Em declarações à imprensa da época, Cascão declara que o grupo está se abrindo para "um número maior de pessoas". Os quatro afirmam que têm gosto eclético, citando samba, reggae, bossa nova, rock e funk entre as novas influências. Os artistas preferidos são Sex Pistols, Bauhaus, Noel Rosa, Moreira da Silva e Paulinho da Viola. "Só não gostamos de um tipo de música: a ruim", afirma Cascão.
As letras, contudo, continuam tocando na questão social, falando de injustiça, política e repressão. Cascão declara que a banda estava ajudando a resgatar a verdadeira rebeldia no rock nacional, que até então se resumia "a subir a Rua Augusta a 120 por hora e fumar onde era proibido fumar". "O rock de Brasília é o mais politizado e o mais vinculado à realidade do país", declara em entrevista à Folha de S.Paulo.
No início de 1987, a banda muda mais uma vez de formação, com Cascão e Milton Medeiros continuando na ativa. Entram Si Young e Débora Darwich e Mauro Manzolli. Logo depois, a banda fecha contrato com a Polygram e grava o disco Vítimas do Milagre, produzido por Charles Gavin, baterista dos Titãs. O disco conta com a participação de convidados ilustres: a Plebe Rude faz côro na faixa Tá com nada – música de André X e antiga canção do repertório plebeu –, Marielle Loyola (ex-Escola de Escândalos e então no Arte no Escuro) e Jander Bilaphra (Plebe Rude) cantam em Vítimas do Milagre e o próprio Gavin toca bateria em algumas outras faixas.
O disco é bem recebido pelo público, embora seja visto como "irregular" pela crítica especializada. A faixa que puxa o disco é Se o tempo voltasse, mas a melhor é realmente Adolescência, letra do poeta curitibano Paulo Leminski, musicada por Cascão. O disco tinha também uma capa inusitada, que brincava com um dos símbolos do poder republicano: um garoto sentado sobre a cúpula da Câmara dos Deputados, lendo um jornal, como se estivesse em uma privada. A banda chegaria ao auge de sua carreira nessa época.
Pouco tempo depois, o grupo seria desativado por Cascão, que o retomaria em meados de 1996 para a apresentação em shows por Brasília. O Detrito participaria em 1997 do disco Cult 22, coletânea lançada pelo selo independente brasiliense RVC para o aniversário do programa homônimo produzido por Marcos Pinheiro e Victor Ribeiro da Rádio Cultura de Brasília. No ano seguinte, a banda se apresentaria no Festival Abril Pro Rock, realizado em Recife.
Detrito Federal
O Detrito Federal surgiu em 1983 como uma banda punk. Na formação, Alex Podrão (voz), Mila Menezes (baixo), Bosco (guitarra) e Paulo César Cascão (bateria). Em 1985, participaram da coletânea Rumores com duas músicas: Desempregado e Fim de Semana. No ano seguinte, Mila - que formaria o grupo Volkana - e Bosco saíram. Com Wildson Pontes na guitarra e Paulinho Lixo no baixo, o quarteto foi indicado pelo jornalista Nélson Motta para participar do festival Mixto Quente, promovido pela TV Globo. Foi a primeira aparição de uma banda punk na emissora.
Insatisfeito com os rumos musicais da banda, Podrão pulou fora para formar o BSB-H. Cascão abandonou as baquetas e assumiu os vocais. Depois de novas mudanças, o Detrito - Milton Medeiros (baixo), Mauro Manzolli e Simone Péres, a Syang (guitarras) e Débora (bateria), além de Cascão - resolveu tentar a sorte na Cidade Maravilhosa. Assinou contrato com a Polygram e, em 1987, lançou o LP Vítimas do Milagre, produzido por Charles Gavin, baterista dos Titãs.
O disco de capa amarela, com o desenho de um punk cagando no Congresso Nacional, obteve relativo sucesso. O som já não era aquele punk tosco do início de carreira. Músicas como Se o Tempo Voltasse e O Vírus do Ipiranga marcaram toda uma geração, chegando a tocar em algumas rádios. Mas, de repente, a coisa foi ficando difícil.
Com a saída de Syang - que foi formar o P.U.S -, a banda levou cartão vermelho da gravadora e teve que retornar ao cerrado. Milton ficou no Rio como roadie do Finis Africae. Desde então, vários músicos passaram pelo Detrito, como Tom Capone - hoje um dos maiores produtores nacionais - e Ricardinho (ambos "emprestados" pelo Peter Perfeito), substituto de Débora, que foi morar nos EUA.
Entre 1989 e 1990, o Detrito chegou a contar com o baixista Pedro Hiena (ex-Arte no Escuro) e o baterista Balé (ex-Escola de Escândalo), além do guitarrista Rômulo Jr. Nessa época, ganharam de presente de Renato Russo uma letra, depois batizada como Fábrica 2 - um rock cheio de punch, nunca gravado oficialmente.
Com a volta de Débora e com as saídas de Balé e Pedro Hiena, que foram morar no exterior, Paulo Delegado assumiu o baixo. E em 1995, com a inclusão de Victor Babu como segundo guitarrista, Detrito Federal consolidou a sua última formação, que tocou no Festiva Abril pro Rock, em Recife, em 1997 - com a participação do guitarrista Luís Asp. Tentaram gravar um novo disco, mas só conseguiram incluir uma música - Ninguém Ajuda Ninguém - na coletânea Cult 22, do programa homônimo da Rádio Cultura FM (1997).
No ano seguinte, já em clima de despedida, fizeram dois shows - em festival no Teatro Garagem do Sesc e outro em um extinto bar da Asa Norte (ao lado do Filhos de Menguele). Cascão assumiu a carreira de dj (PC Cascão) a de advogado.
A atual formação do Detrito Federal conta com Alex Podrão (voz), Bosco (baixo), Wilson Pontes (guitarra) e André Galego (bateria). A banda voltou no ano de 2001, e gravou um CD-demo com sete músicas, sendo quatro novas e três regravações de clássicos do grupo: Desempregado, Se o Tempo Voltasse e Fim-de-Semana.

5 comentários:

  1. "Milton ficou no Rio como roadie do Finis Africae."

    Isso não é verdade. Quem te disse? Qual foi a sua fonte?

    Fiquei no Rio estudando produção na escola do Antonio Adolfo. Depois trabalhei no estúdio Artimanha, em Brasilia. Em seguida, fui fazer universidade na California State University.

    ResponderExcluir
  2. Fonte retirada da revista Bizz. e blogs na internet

    ResponderExcluir
  3. Atual formação:
    Bosco (guitarra), Podrâo (Vocal), Galego (Bateria) e BiL (Baixo)

    ResponderExcluir
  4. A banda dos anos 80 era uma grande banda de rock!!!

    O disco Vítimas do Milagre foi um dos melhores dos anos 80!!!

    ResponderExcluir
  5. BANDA DE PRIMEIRA. TENHO O LP VITIMAS DO MILAGRE.UMA RARIDADE. ROCK DE VERDADE

    ResponderExcluir