segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

ULTRAJE A RIGOR


ULTRAJE A RIGOR

Grupo de rock formado em São Paulo em 1982. De sua primeira formação participou o guitarrista e produtor Edgard Scandurra, ex-integrante de várias bandas de rock importantes no cenário nacional: Ira!, Mercenárias e Smack, entre outras. Sua formação inicial constavam também Roger (Roger Rocha Moreira - São paulo SP 1956 - guitarra e voz), Leospa (Leonardo Galasso - São Paulo 1955 - bateria), Maurício (Maurício Fernando Rodrigues - Porto Alegre RS 1961), Carlinhos (Carlos Castelo Branco - São Paulo 1965 - guitarra) e Serginho (Sérgio Serra - Rio de Janeiro 1965 - guitarra). Em 1983 se apresentaram em show no Teatro Lira Paulistana e foram contratados pela gravadora WEA, após serem descobertos pelo produtor Peninha Schimidt. Nesse mesmo ano (ainda com Edgard Scandurra) a banda lançou seu primeiro disco, um compacto simples com "Inútil" e "Mim quer tocar", ambas, composições de Roger Moreira. Neste mesmo ano Carlinhos (Carlos Castelo Branco) substituiu Edgard Scandurra. No ano de 1984 a banda gravou, pela WEA, mais um compacto simples: "Eu me amo" e "Rebelde sem causa", ambas de autoria de Roger Moreira, grandes sucessos do grupo ainda naquele ano. Em 1985 lançaram o primeiro LP: "Nós vamos invadir sua praia". O disco foi um grande sucesso de vendas e quase todas as faixas tiveram execução imediata nas emissoras de rádio e tv. Algumas das composições do disco foram usadas em campanhas publicitárias institucionais e comerciais. Destacando-se desse LP "Marylou" (Roger Moreira, Edgard Scandura e Maurício Fernando) e "Inútil", "Eu me amo", "Nós vamos invadir sua praia", "Ciúme", "Zoraide", "Mim quer tocar" e "Rebelde sem causa", todas de autoria de Roger Moreira. No ano de 1987 gravaram o disco "Sexo!!", destacando-se desse LP as composições "Pelado", "A festa" e "Eu gosto de mulher", todas de autoria de Roger Moreira e ainda a faixa-título "Sexo" de autoria de Maurício Fernando e Roger Moreira. Logo em seguida o guitarrista Carlinhos foi substituído por Serginho (Sérgio Serra). Em 1989 lançaram o LP "Crescendo", cuja faixa-título é de autoria de Roger Moreira. No ano seguinte gravaram "Por que Ultraje a Rigor?". Neste mesmo ano o guitarrista Sérgio Serra desligou-se da banda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário