sábado, 12 de setembro de 2015

Vírus 27


A banda foi formada em 1982 com Di na bateria, Braz na guitarra e Pezão no baixo. Eles começaram fazendo um som mais hardcore punk, igual a maioria das bandas da época. O nome da banda foi tirada do selo americano Alternative Tentacles, devido ao fundador da banda, Ademilson, ser muito fã do Dead Kennedys. Ele morreu algum tempo depois, ainda nos anos 80, vítima de afogamento. Com a morte do baterista Di, Braz assume as baquetas; Pezão deixa a banda e vira cortador de cana no interior de São Paulo. Braz vai pra bateria e entram na banda Lula, ex-Negligentes no baixo e Junior, fã dos Dead Kennedys na guitarra, e Joe 90 assume os vocais e composições das musicas, o que ajudou a influenciar e modificar o som da banda.
Na época Joe se dividia com a banda Kaos 64 onde tocava guitarra. Essa formação durou muito tempo, fizeram vários shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília, Minas Gerais... Suas primeiras gravações aparecem em 1985, na coletânea Ataque Sonoro. Um ano depois é lançado Parasitas Obrigatórios. Um clássico do underground mundial, o álbum mostra a banda se afastando sutilmente do hardcore punk para um som mais streetpunk/oi! como as bandas Garotos Podres e Histeria. No entanto, o som e as letras continuam as mesmas: ácidas, críticas, rueiras e raivosas, como sempre foram.
Na segunda metade dos anos 80, a banda mudou suas idéias e caminha politicamente para o nacionalismo, lançando o álbum Brasil Oi'. Nessa época, havia muitas brigas entre diversos grupos (Devastação Punk, Carecas do Subúrbio, SP-Punk, ABC, WPSP, etc.) em São Paulo. Os shows da Vírus 27, além de raros, sempre foram uma reunião da maioria das bancas, justamente pela banda ser skunk, ou seja, punks e skins tocando juntos.
A banda sempre esteve na ativa desde sua criação e passou por outras formações, sendo a mais clássica e que dura até o momento com o excelente Emerson Flocks no baixo e vocal, Léro Batera na bateria e o sempre atuante Joe 90 guitarra e vocal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário