segunda-feira, 20 de maio de 2013

Cogumelo Records



A Cogumelo foi fundada inicialmente como loja de discos de rock, em 1980, e passou a abrigar o emergente selo Cogumelo Records em 1985. Este foi o ano da edição do seu primeiro disco, o split-album (um lado do LP para cada banda) do Overdose e do Sepultura. O álbum Sepultura-Bestial Devastation e Overdose-Século XX foi gravado no JG Studios em apenas 08 canais, e teve uma receptividade que surpreendeu até mesmo a Cogumelo. A prensagem inicial de 1.000 cópias se esgotou em um mês, foi feita mais uma, mais outra, e por volta de 1989, quando o disco parou de ser prensado, tinha vendido aproximadamente 20.000 cópias. Hoje cada um dos lados do split-album deu origem a gravações individuais.

Em 1986 a Cogumelo partiu para a gravação do primeiro LP do Sepultura, o Morbid Visions, gravado em 16 canais no estúdio Vice-Versa, em São Paulo. Neste ano foi produzida a coletânea Warfare Noise I, que incluiu as bandas de death-metal Sarcófago, Chakal, Holocausto e Mutilator. No final de 1986 o Sepultura já era o grande trunfo da Cogumelo, sendo saudado em diversas publicações especializadas em todo o mundo. 

LICENCIAMENTOS PARA O EXTERIOR

Em 1988 o Sepultura foi contratado pela Roadracer, subsidiária norte-americana do selo holandês Roadrunner, que estava sendo criado na época. Após o estouro mundial do Sepultura, a Roadrunner licenciou para o exterior com a Cogumelo os dois trabalhos do Sepultura: Schizophrenia e Morbid Visions, com bonus track EP Bestial Devastation. Esses lançamentos venderam 500.000 e 300.000 cópias respectivamente no exterior. 
Outra banda de grande sucesso no exterior é o Sarcófago, que teve seus dois álbuns Rotting e The Laws of Scourge lançados na Europa pelo selo Music For Nations. Outras bandas seguiram: The Mist-Gottverlassen, pela Repulse Records, e Dorsal Atlântica-Straight pela Hawk Records.
Recentemente, outros dois álbuns foram licenciados para a Europa: Chaotic System, da banda mineira Eminence, pela Diamond Records; e Cada Dia Mais Sujo e Agressivo, do Ratos de Porão, pela gravadora Tralla Records.

DISTRIBUIÇÃO DE TÍTULOS NO MERCADO INTERNO

A Cogumelo tem procurado trabalhar o seu catálogo juntamente com os títulos de outras gravadoras independentes no Brasil. Parte de seu catálogo é distribuído pela MNF (Curitiba).  A Cogumelo procura trabalhar com pelo menos um lojista em cada cidade de grande porte no Brasil, atendendo a mais de 50 lojas, além das vendas diretas ao consumidor final através do atendimento por correio.

DIVULGAÇÃO

Vários vídeo-clipes foram realizados pela Cogumelo, incluindo bandas como Tianastácia, Sarcófago, Panic, DeFalla, Os Baratas Tontas e Overdose, todos veiculados pela MTV. O maior alvo de divulgação da gravadora continua sendo as revistas especializadas e os fanzines.

CAST DE ARTISTAS

O selo tem hoje artistas de todos os estilos musicais, abrangendo hardcore, punk, industrial, e diversas vertentes do metal, expressando a verdadeira música underground. A Cogumelo foi a responsável pelo sucesso de bandas como Pato Fu, Ratos De Porão, DeFalla, Sepultura, Sarcófago, Overdose e muitas outras. 

CATÁLOGO 

Atualmente a Cogumelo possui em catálogo mais de 100 títulos, dos quais 50 já no formato CD. A proposta da gravadora é relançar em CD alguns títulos já consagrados.

COLETÂNEA COGUMELO 

A coletânea da Cogumelo, que conta com o melhor do seu cast desde os primeiros anos de atividade, foi lançada em dezembro de 2000, comemorando seus 20 anos. É possível conferir neste lançamento porque o metal brasileiro é tão respeitado no exterior. A seleção inclui: Sepultura, Overdose, Dorsal Atlântica, Sarcófago, The Mist, Sextrash, Mutilator, Witchhammer, Chakal, Ratos de Porão, Vulcano, Eminence, Siegrid Ingrid.


Site Oficial




Nenhum comentário:

Postar um comentário