domingo, 24 de fevereiro de 2013

Blindagem


 final dos de anos de 1970 o Brasil sofre uma pequena transformação musical quando o rock começa a se sobressair ou ter mais destaque no meio artístico musical e é neste contexto que surge, em Curitiba, a Banda Blindagem, a legítima representante paranaense da grande onda que se espalhava pelo planeta.
Em 1977 a banda já existia e sua formação, em pequenas apresentações era:
Paulo Juk (baixo);
Amauri Stochero (guitarra e vocal);
Alberto Rodriguez (guitarra);
Mário Júnior (bateria).
Com esta formação a banda cresceu e passou a se apresentar em festivais, clubes, ginásios, concursos, parque e praças com um verdadeiro rock agressivo e performático e de maneira compromissada com o trabalho. Isto a partir de 1978.
Suas principais apresentações neste período foram nos festivais de Águas Claras e Camburock.
Ainda no crepúsculo dos anos 70, Ivo Rodrigues começa uma parceria com a banda, fazendo alguns shows e criando letras e músicas para a Blindagem em parceria com Paulo Leminski. Esta parceria ficou conhecida como "Ivo e Blindagem", pois o mesmo era de outra banda.
A entrada de Ivo Rodrigues na banda ocorreu no show intitulado "Adeus 70" ocorrido no ginásio Palácio de Cristal do Círculo Militar do Paraná em 1979. Junto com Ivo também entra para a banda Paulo Teixeira (guitarra) e sai o guitarrista Stochero.
O primeiro "LP" da banda ocorreu em 1981 quando é assinado um contrato com a Gravadora Continental e surge o disco "Blindagem". A música "Marinheiro" de Ivo Rodrigues em parceria com Leminski é amplamente tocada em rádios do eixo Rio-São Paulo e assim a banda se apresenta nos principais programas de televisão em rede nacional.
Em 1983 a banda passa a integrar o cast da Gravadora Pointer com o lançamento de um novo disco e as músicas "Me Provoque Pra Ver" e "Malandrinha" são os destaques do segundo LP.
Em 1984 Marinho (Mário Júnior) sai da banda e assim é convidado, para assumir o posto de baterista, o argentino Rubem Pato Romero.
Com a entrada de Romero, a formação: Ivo Rodrigues Jr (vocal); Alberto Rodriguez (guitarrista), Paulo Teixeira (guitarrista), Paulo Juk (baixista) e Ruben "Pato" Romero (baterista) se manter sólida até abril de 2010 quando faleceu Ivo Rodrigues que neste meio tempo tornou-se uma referência da banda e o seu principal líder. Vale lembrar que por alguns anos o baixista Juk ausentou-se da banda para trabalhar na Tunísia.
Em 1986 a banda divide o palco com vários expoentes do rock nacional, como: Celso Blues Boy, Cazuza, Titãs, Kid Abelha, entre outros.
Uma parceria entre Roberto Menescal e a PolyGram, a Blindagem lança alguns sucessos, como: "Além do Silêncio" que culmina no trabalho "Cara & Coroa", LP lançado em 1987.
A Blindagem "navega" por estilos que vão desde o rock pesado ao sertanejo, baladas românticas e até samba.
No final dos anos de 1980 a banda não consegue manter a projeção nacional do início da década e assim retorna para Curitiba, fazendo apresentações nos palcos e bares da cidade. Neste período o grupo abre alguns bares com palco para apresentações e por estas casas passam artistas como: Lobão, Caetano Veloso, Fortuna, Paulinho Boca de Cantor, Jorge Mautner, Paulo Autran, Renato Russo, Moraes Moreira, A Cor do Som, entre outros. A banda também se dividiu para apresentações solo ou em duplas em seus palcos ou em outras casas.
Em junho de 1991 a Blindagem atravessa o Atlântico. Um projeto audacioso engloba a gravação de um disco trilingüe e apresentações ao vivo na Itália. A banda grava no MetaStúdio e apresenta-se como atração internacional no festival anual da cidade de Castagnolle Lanze.
Neste ano (1991) a banda perde o baixista Paulo Juk que transfere residência para a Tunísia e seu retorno ocorreu quando a banda lança o CD "Dias Incertos", em 1997. Neste CD a música "Miragem" se destaca, ganhando uma regravação acústica.
Na noite de 3 de junho de 1998, o grande auditório da Teatro Guaíra foi palco de um grande show para comemorar os 20 anos da Blindagem.
Em 1999 é lançado o CD "Blindagem", uma regravações do primeiro LP (1981) da banda.
Em 2003, foi lançado o CD "Greatest Hits", contendo, entre outros, sucessos regravados como "Operário Padrão" e "Malandrinha".
Em 2007 a banda retorna ao Guaíra para uma apresentação de “Rock em Concerto”, unindo o rock com a música erudita. Clássicos da banda se misturaram com músicas clássicas como a 5ª Sinfonia de Beethoven, entre outros eruditos. Essa apresentação, gravada ao vivo, transforma-se no primeiro DVD da banda, lançado em junho de 2008.
Em abril de 2010 ocorreu o falecimento de Ivo Rodrigues e conforme o site oficial da banda declara: "e a história da banda continua..." .


Nenhum comentário:

Postar um comentário